Pinhal das Artes

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música, a próxima edição deste evento realiza-se no Pinhal do Rei em S. Pedro de Moel - Marinha Grande - Leiria, de 1 a 10 de Julho de 2016.

...a não perder por nada deste mundo!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Milhões de Borboletas no Pinhal das Artes


Já não durmo sem sentir todas as noites as imagens, os sons e os aromas do Pinhal das Artes que se avizinha vertiginosamente como um tsunami imparável de mil emoções.  Já estamos a caminho todos. Os artistas que ultimam as suas ideias e materiais, as famílias que reservam os seus bungalows no parque, os voluntários que reúnem para programar as suas tarefas, os coordenadores a verificar toda a montagem e produção do festival, e até os esquilos, formigas e restantes animais da floresta preparam já a sua habitual breve migração de duas semanas.

Ali junto ao mar, o lugar das árvores tem a frescura de um mundo que as musas do pinhal do rei criaram exclusivamente para receber bebés e famílias do Pinhal das Artes. Entramos numa história de fadas reais. Nas madrugadas aquece-nos o canto dos pássaros, até que as fogueiras das histórias noturnas fechem o dia pleno de muitos outros ninhos calorosos. 

As acácias vão surpreender-se com as muitas novidades que este ano visitam o Pinhal das Artes. A nova Tenda da Luz será um casulo de onde nascerão milhões de borboletas aquecidas por uma nova amiga, a Fundação EDP que este ano nos ajuda a iluminar o Pinhal. Com o inesperado calor deste nosso inverno nasceram novas carpas KOI, e com as crias chegam também ao lugar das árvores novos artistas convidados. Descobrem-se pequenos ninhos para estar em família na companhia de sons, cores, espaços, movimentos, aromas, animais, mas acima de tudo novos amigos.

Na tranquilidade da paisagem que se descobre ao chegar ao oceano, ali onde D. Dinis semeou pinheiros para que a poesia e outras hortas pudessem  nascer protegidas dos ventos e areias atlânticas, encontramos recantos simples de famílias apaixonadas pelas artes e pelos encontros. Respiramos imaginação que ali borbulha como os rebentos de acácia por entre os quais se escondem e brincam crianças.

Este ano o Pinhal das Artes faz seis anos. Já é um menino grande que vai para a escola, e tem o entusiasmo do primeiro dia de aulas de uma nova sala, novos amigos e novos professores. Mas continua o bebé de sempre, feliz e tranquilo por receber tantos sorrisos de artistas apaixonados. Ali junto ao mar na praia de São Pedro de Moel.

Paulo Lameiro

Sem comentários:

Enviar um comentário